Estágio Internacional em Gerontologia
Programa de estágio
Internacional
Em Geriatria

Programa Internacional de Formação em Geriatria para Alunos de Medicina – Edição 2026

O 2º Programa de Estágio Internacional em Geriatria é fruto da consolidada parceria entre a Azienda Sanitaria Locale (ASL) de Modena, na Itália, e a Rede Internacional de Pesquisas em Gerontologia e Sistemas de Cuidado no Envelhecimento (Rede Geronto). A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes brasileiros de Medicina uma vivência internacional imersiva, centrada na atenção integral e humanizada à pessoa idosa.

Objetivo Geral

Promover a formação complementar dos alunos de medicina por meio da imersão em experiências clínicas, comunitárias e hospitalares em instituições de excelência na Itália, aprofundando conhecimentos sobre avaliação geriátrica, síndromes geriátricas, reabilitação, cuidados paliativos e modelos de atenção territorial.

Objetivos Específicos

• Oferecer experiência prática em instituições de referência em geriatria, como o Hospice Castelfranco, o Centro Disturbi Cognitivi e Demenze (CDCD), o Centro Diurno de Carpi, o Hospital Baggiovara e a Casa da Comunidade;

• Promover a compreensão das abordagens clínicas e multiprofissionais no tratamento e na prevenção de doenças geriátricas;

• Desenvolver habilidades de comunicação médica e humanização do atendimento, especialmente no suporte emocional a pacientes e familiares;

• Comparar os modelos de assistência ao idoso entre o Brasil e a Itália, analisando diferenças estruturais e metodológicas;

• Fortalecer a cooperação acadêmica entre instituições brasileiras e italianas para ampliar a formação em geriatria.

Cenários de prática

Atenção primária

Aprenda a conduzir Avaliações Geriátricas Amplas (AGA) e participe de consultas clínicas reais.

Atenção secundária

Experimente terapias interdisciplinares e observe a reabilitação geriátrica em ação.

Atenção terciária

Experimente terapias interdisciplinares e observe a reabilitação geriátrica em ação.

Resultados

• Aprimoramento da formação acadêmica dos participantes, com um olhar ampliado para a geriatria;

• Desenvolvimento de habilidades técnicas e humanizadas no atendimento ao idoso;

• Estabelecimento de uma rede de cooperação entre instituições acadêmicas do Brasil e da Itália;

• Fortalecimento da capacitação profissional dos estudantes para atender às demandas do envelhecimento populacional;

• Geração de recomendações para aprimorar a assistência ao idoso no Brasil.

Cronograma de atividades

12 a 14 de Janeiro

Segunda a Quarta-feira

Deslocamento Brasil – Itália

15 e 16 de janeiro

Quinta e Sexta-feira

Início das Atividades em Modena

Atenção Primária e Avaliação Geriátrica Ampla

Sob supervisão da Prof. Marina Turcci, os alunos são acolhidos em Modena e iniciam as atividades clínicas em atenção primária nos cenários comunitários, com ênfase em práticas integradas de promoção à saúde da pessoa idosa. A visita ao Hospital Civil de Baggiovara se destaca pela abordagem centrada no paciente, aliando tecnologia, acolhimento e cuidado humanizado.

17 e 18 de janeiro

Sábado e Domingo

Dias livres para atividades culturais e descanso

19 e 20 de janeiro

Segunda e Terça-feira

Centros de Reabilitação e Cuidados Geriátricos Territoriais

No Hospital Comunitário de Castelfranco Emilia, os estudantes participam de encontros com especialistas que compartilham a experiência italiana na organização de redes de cuidado geriátrico territorial.
O foco está nas terapias interdisciplinares, reabilitação funcional e modelos de articulação entre níveis de atenção, incluindo visitas ao Centro Diurno “9 Gennaio” e ao núcleo de cuidados gerontológicos.

21 a 23 de janeiro

Quarta a Sexta-feira

Síndromes Geriátricas e Distúrbios Cognitivos – Hospital Baggiovara

Durante três dias, os participantes vivenciam a rotina hospitalar no departamento de geriatria do Hospital Baggiovara. São abordados temas como demência, Alzheimer, ortogeriatria, prevenção de delírio e estratégias de comunicação com familiares.
Destaca-se o uso de terapias multissensoriais como recurso de cuidado não farmacológico, além da integração entre especialidades médicas e equipes multiprofissionais.

24 e 25 de janeiro

Sábado e Domingo

Dias livres para atividades culturais e descanso

26 e 27 de janeiro

Segunda e Terça-feira

Encerrando o ciclo clínico, os alunos são acolhidos no serviço de cuidados paliativos, onde participam de rodas de conversa e acompanhamentos sobre controle de sintomas, apoio às famílias e manejo de situações de fim de vida.
As atividades estimulam reflexões sobre a dignidade do cuidado, a escuta ativa e a empatia como fundamentos da prática médica.

28 e 29 de janeiro

Quarta e Quinta-feira

Os alunos apresentam os relatórios finais das atividades desenvolvidas, com mediação dos supervisores clínicos e coordenação acadêmica.
O encerramento é marcado por depoimentos e reflexões sobre os aprendizados vivenciados ao longo da jornada, destacando os impactos pessoais, acadêmicos e profissionais do programa.

O que esperar do programa

A edição de 2026 consolida o Programa Internacional como uma experiência formativa de excelência, reunindo estudantes de diferentes regiões do Brasil em um modelo inovador de cooperação internacional.
A vivência nas instituições italianas fortalece a compreensão dos desafios do envelhecimento populacional, estimula o pensamento crítico e amplia horizontes sobre o cuidado humanizado à pessoa idosa.

Sob a coordenação do Dra. Marina Turcci (ASL Modena) e da Profa. Dra. Suzana Schwerz Funghetto (Rede Geronto), o estágio promove não apenas o aprimoramento técnico-científico, mas também a construção de uma medicina mais ética, integrada e sensível às necessidades do envelhecimento.

Participe de debates que geram insights valiosos e soluções aplicáveis.

Suzana Schwerz Funghetto

Educadora Especial doutora em Ciências e Tecnologias da Saúde. Com uma carreira focada na educação, enfatiza a importância da educação especial, do ensino superior, e da formação de professores, aliando seus conhecimentos à educação em saúde e acessibilidade. Sua experiência inclui a coordenação geral de avaliação de cursos de graduação e instituições de ensino superior no INEP, evidenciando seu compromisso com a melhoria da qualidade educacional no Brasil. Dedica-se atualmente a estudos ao longo da vida, contribuindo significativamente para práticas educativas inclusivas e inovadoras para o currículo e envelhecimento pela REDE GERONTO.

Marina Turci

Médica geriatra na ASL de Modena. Especialista no cuidado e na gestão de pessoas com demência. Referência médica para núcleos e centros diurnos especializados no atendimento a pessoas com demência e manifestações comportamentais difíceis. Responsável pela formação das equipes das instituições para idosos.

Andrea Fabbo

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como pesquisador no Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará, como pesquisador visitante sênior do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM e como professor e pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum – Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício).

Alcindo Ferla

Possui graduação em Medicina e especialização em Geriatria, com ampla experiência em distúrbios cognitivos e demências. É diretor da Unidade Operativa Complessa de Geriatria – Distúrbios Cognitivos e Demências da Azienda USL de Modena, na Itália, e responsável, desde 2019, pelo Projeto Demenze da Região Emilia-Romagna. Atualmente é vice-presidente da Sociedade Italiana de Geriatria Ospedale e Territorio (SIGOT). Atua também como docente e tutor em programas de especialização em Geriatria e Psicogeriatria, com experiência em cursos de Terapia Ocupacional e Reabilitação Psiquiátrica. Foi presidente da seção Emilia-Romagna da Associação Italiana de Psicogeriatria (AIP) entre 2013 e 2022. Desenvolve atividades de pesquisa e formação nas áreas de demência, envelhecimento ativo, integração entre níveis de cuidado e políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

A RedeGeronto tem como objetivo congregar esforços para divulgar iniciativas que promovam a qualidade de vida e trabalha no enfoque interdisciplinar e transgeracional, na discussão sobre questões do envelhecimento humano, no Brasil e nos demais países para a melhoria da qualidade de vida.

 

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